Competências

Ao longo do meu desenvolvimento profissional, aprendi que assuntos ambientais, climáticos e sociais tratados de forma acessória ao negócio não atingiam o grau de relevância que lhes cabia, fosse no viés de risco ou de oportunidade, estando fora da pauta dos tomadores da decisão.

Venho trilhando a jornada ESG muito antes de passarmos a discuti-la no Brasil.

Pauto minha atuação em diretrizes de negócios, visando assegurar retorno ao investidor e perpetuidade da atividade por meio da incorporação da variável ambiental, climática e social ao planejamento estratégico, nos vieses de gestão de riscos e inovação.

​Isso significa atualizar o business as usual. Sistemas de gestão de riscos tradicionais (backward looking) precisam ser atualizados para incluir riscos ambientais, climáticos e sociais.

Nesta fase, como primeiro passo para discutir a estratégia ESG e otimizar resultados, concentro meus esforços na busca por compliance, avaliando riscos regulatórios ambientais, climáticos e sociais. Essa gestão de riscos regulatórios é essencial para a perpetuidade dos negócios, não apenas prevenindo a materialização de impactos de riscos sistêmicos, mas também assegurando disponibilidade de insumos e matérias-primas.

No viés de inovação, atuo impactando positivamente o modelo de negócios incluindo a avaliação de oportunidades ambientais, climáticas e sociais, via novos negócios e/ou atualização ou expansão do negócio existente.

Gestão de riscos aliada a inovação e pautadas em sustentabilidade resultam em diferencial competitivo; reduzem custo de capital ao qualificarem o negócio para captação de recursos mais resilientes e de longo prazo; reduzem riscos regulatórios, operacionais e reputacionais. Logo, maiores as chances de aumento de rentabilidade, aumentando também o nível de satisfação dos investidores e stakeholders.

Para o sucesso da jornada ESG/de sustentabilidade, é essencial o envolvimento da alta liderança. Por isso, assessoro líderes, conselhos e comitês em segmentos de mercado diversos em assuntos ESG, notadamente com atualização do apetite de risco e direcionamento dos executivos à nova sistemática de condução dos negócios.