Competências

Governança Climática e de Capital Natural visando competitividade, redução de custo de capital, eficiência operacional, compliance e redução de riscos: estes são meus pilares.

Hoje, concentro minha atuação em posições de governança – conselheira de administração, consultiva, membro de comitês de assessoramento – e como senior advisor para board as a service e temas de clima e natureza estratégicos para as companhias.

Como parte essencial da estruturação da governança climática e de capital natural temos o gerenciamento de riscos e de oportunidades, com resultados incorporados ao planejamento estratégico.

No viés da gestão de riscos, os sistemas tradicionais (backward looking) são atualizados com riscos climáticos e de natureza materiais para o negócio, fundamentados nas metodologias para definição de materialidade de impacto, financeira ou dupla.

No viés de inovação, a disponibilidade de capital natural em quantidade e qualidade, até este momento, propicia vantagem comparativa para os negócios no Brasil na transição econômica para baixo carbono, bioeconomia e economia circular.

Como consequência, temos novos ativos ambientais, inovações financeiras sustentáveis, produtos e serviços com rótulos conectados a clima ou capital natural, negócios e operações com qualificações de sustentabilidade como diferencial competitivo e potencial para redução de custo de capital e melhoria da eficiência operacional.

A estruturação da governança climática e de capital natural leva em conta o contexto brasileiro e o contexto global de compliance e de melhores práticas relativas aos temas de clima e natureza materiais ao negócio. Essa estruturação inclui: atribuição de responsabilidade para a liderança sobre os novos temas; capacitação e qualificação dos órgãos de liderança (principalmente o conselho de administração e o consultivo); colaboração com pares de mercado; construção e avaliação de incentivos; harmonização e integração de relatórios e divulgações.

Com base na minha experiência prática, venho trabalhando com setores econômicos diversos, desde mineração, agronegócio, infraestrutura, químico, produtos para saúde, farmacêutico e silvicultura a mercado financeiro e de capitais, na estruturação de Governança Climática de Capital Natural.